Terminal dos Cruzeiros – Associação de Alfama congratula-se pelo abandono do projecto

A associação do património e população de Alfama congratulou-se hoje pelo abandono do projecto do terminal de cruzeiros, defendendo a reabilitação do bairro em detrimento de um investimento daquela natureza.

 A Associação do Património e da População de Alfama (APPA), manifestou, em comunicado, o seu «regozijo» pela anunciada decisão de abandonar o projecto de terminal de cruzeiros em Santa Apolónia, um projecto da Administração do Porto de Lisboa, entidade tutelada pelo ministério da Obras Públicas.

O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa (PS), afirmou terça-feira que o projecto, que envolvia a construção de um muro com seis metros de altura e 600 metros de comprimento, está «morto e enterrado».

«Pensamos que se tratava de um mau projecto, feito sem qualquer discussão pública, e que teria graves impactos em Alfama ao nível do acesso ao rio, de sistema de vistas, fluxos de tráfego e equipamentos sociais e congratulamo-nos com o seu abandono», declarou a associação, que promoveu a semana passada um debate sobre o terminal.

A APA continua a «questionar a oportunidade deste investimento», afirmando se «não seria mais urgente investir no processo de reabilitação urbana dos bairros históricos, que se encontra paralisado há anos».

«Por outro lado, pensamos que devem ser estudadas localizações alternativas para este equipamento e que a Doca do Jardim do Tabaco deve ser reabilitada como um espaço público de fruição do Tejo», acrescentam.

Lusa/SOL

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s